sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Tabela de Furação de Rodas

São cinco os pontos importantes para se medir uma roda:

1. Diâmetro nominal do aro - sua indicação está fundida juntamente com a tala na parte interna das rodas, então, a primeira parte da roda a ser examinada é a traseira;

2. Largura da Tala - Pode acontecer de já vim especificada na parte interna da roda;

3. ET (OFF-SET) - indica a distância do meio da tala até a superfície de apoio (flange). Em relação ao paralama existem dois tipos de OFF-SET:
o ET Positivo: medida que sai do meio da tala em direção ao lado externo do pára-lama até alcançar a flange. Em geral, os veículos de passeio e picapes deles derivadas usam OFF-SET positivo;
o ET Negativo: medida que sai do meio da tala em direção ao lado interno do pára-lama. É normalmente utilizado em picapes.

4. Backspacing - é a distância entre a flange e a borda interna da roda e fornece a mesma informação que o ET para aplicação e uso da roda nos veículos.

5. Furação - é identificada pelo número de porcas ou parafusos e o diâmetro da furação. Por exemplo, um padrão 5x110 diz respeito a uma roda que possui cinco furos e 110mm de diâmetro da furação.

Exemplos:
· Marca GM - 4 x 100 mm ou 5 x 110 mm;
· Marca VW - 4 x 100 mm, 5 x 100 mm ou 5 x 112 mm;
· Marca Ford - 4 x 100 ou 4 x 108 mm;
· Marca Fiat - 4 x 98 mm ou 5 x 98 mm.
· A furação é medida do diâmetro da circunferência imaginária que passa pelo centro dos furos(ver exemplo na figura abaixo/ roda de 3, 4, 5 e 6 furos).


2 comentários:

Jorge André - PE disse...

muito útil. vlw!

Anônimo disse...

preciso saber qual é a furação das rodas do NEW CIVIC e do NOVO COROLLA. SE SÃO IGUAIS OU SE DIFEREM